Internacional
28/03/2025 12H46

Padre Fidel Maria Orendain, das Filipinas, assume missão de animar a comunicação na Congregação Salesiana em todo o mundo
A Congregação Salesiana acaba de anunciar a eleição do seu novo Conselheiro Geral para a Comunicação Social: o Padre Fidel Maria Orendain, sdb, atualmente Superior da Inspetoria “Maria Auxiliadora” das Filipinas Sul (FIS). A escolha aconteceu durante os trabalhos do Capítulo Geral 29, reunido em Roma.
Segundo as Constituições Salesianas (art. 137), o Conselheiro Geral para a Comunicação Social tem como missão animar e coordenar a ação salesiana nesse campo, promovendo a evangelização e a educação por meio dos meios de comunicação, em comunhão com a missão da Igreja e os desafios da cultura digital.
Um salesiano apaixonado pela comunicação
Nascido em 24 de abril de 1965, em Manila, o padre Fidel Maria Orendain tem uma longa trajetória na vida salesiana e na comunicação. Em 1985, professou seus primeiros votos e, em 1993, foi ordenado presbítero. Formado em Espiritualidade Salesiana, possui mestrado em Comunicação pela Universidade de Georgetown (Washington, DC) e doutorado pela Universidade das Filipinas.
Serviu por mais de duas décadas como responsável pela Comunicação Social da Inspetoria FIS, além de atuar como diretor, decano e coordenador acadêmico no Instituto Técnico Dom Bosco Boys’ Town. Também contribuiu com a Associação para a Educação Católica das Filipinas, coordenando uma região que abrange 124 escolas católicas.
Em 2023, foi escolhido pelo então Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, para integrar a Comissão Precapitular do CG29, como representante da Região Ásia Leste – Oceania, e teve papel ativo na redação das sínteses da Comissão Inglesa durante o Capítulo.
Comunicação como serviço à missão salesiana
Com vasta experiência pastoral, acadêmica e institucional, padre Orendain traz ao novo cargo um olhar estratégico e evangelizador para os desafios da comunicação contemporânea. Sua missão será impulsionar a presença salesiana no ambiente digital, valorizar os meios tradicionais e fortalecer a formação de comunicadores nas presenças salesianas ao redor do mundo.
Que o Espírito Santo o ilumine neste novo serviço à missão salesiana de evangelizar os jovens, especialmente os mais pobres, por meio da força transformadora da comunicação.