Congregação | 138 ANOS DA PRESENÇA SALESIANA NO BRASIL

O dia 14 de julho de 1883 marca a chegada dos primeiros salesianos em terras brasileiras. Em 1875, Dom Bosco envia o primeiro grupo de salesianos à América do Sul, na Argentina. “A primeira terra americana em que os salesianos pousaram o pé foi o Brasil. Isto aconteceu em 1875, quando a assim chamada Primeira Expedição Missionária, que Dom Bosco enviou à Argentina, passou pelo Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil” (MARCIGAGLIA, 1955, p.13).

Em 14 de julho de 1883, vieram finalmente os Salesianos para o Brasil e foram recebidos com extraordinária amabilidade pelo Imperador Dom Pedro II que demonstrava o maior interesse pelas obras salesianas. A primeira delas foi a fundação do Colégio Santa Rosa de Niterói. (MARCIGAGLIA, 1955, pp.17-19).

As oficinas do Colégio Santa Rosa marcaram época. O trabalho educativo com as Escolas Profissionais iniciava-se em julho de 1885, com as oficinas de tipografia, encadernação, alfaiataria, sapataria e carpintaria. As Escolas Profissionais Salesianas de Niterói foram pioneiras no âmbito privado, sendo precedidas apenas por duas instituições semelhantes no tempo do Império.

O sociólogo Gilberto Freyre falara sobre a contribuição dada pela Congregação Salesiana, no início do século XX: “Aqui se deve ressaltar a notável contribuição católica para o desenvolvimento da educação dos brasileiros: aquela representada pelos colégios salesianos que foram implantados no país no final do século XIX. Colégios do tipo do Santa Rosa, de Niterói, e onde aos estudos secundários se acrescentavam os de artes e ofícios diversos…”.


Categoria:Nacional

Deixe seu Comentário


SELMA E SÉRGIO GAMA - 15/01/2022 16h28
Boa noite Wilson, Deus te abençõe. Eu e Sérgio estamos felizes proque já estamos enviando a meditação para umas 30 pessoas. Gratidão a Deus e Santa Maria.